• Foto do escritorthomaz rodolpho junior

GLAUCOMA

Alguém na família tem essa doença? Você foi informado ser portador de glaucoma? Puxa, vamos cuidar disso. Glaucoma é uma doença oftalmológica normalmente relacionada ao aumento da pressão do olho. O pior de tudo é que é assintomática em mais de 90% dos casos e, se não diagnosticada a tempo, e se não tratada adequadamente, pode levar à cegueira irreversível. É por isso que devemos sempre fazer revisão pelo menos uma vez ao ano no oftalmologista. É doença silenciosa que merece toda a atenção do mundo. O olho é um sistema fechado (é uma "bolinha" cheia de estruturas e líquidos). Existe um sistema de produção de líquido (humor aquoso) que circula dentro do olho: é produzido e escoado e tem função de manter o sistema ótico limpo e protegido. Se existe uma desproporção entre a produção de líquido e o escoamento (produz mais do que escoa), a pressão do olho tende a subir. A pressão alta comprime as estruturas do olho e essas estruturas são muito delicadas e, com a pressão alta, começam a sofrer e perder sua função. A retina e o nervo óptico são particularmente sensíveis ao aumento da pressão e podem perder fibras nervosas que levam e trazem a informação para a formação da visão no sistema nervoso central. Essa perda de fibras, leva a baixa da visão irreversivelmente, pois fibras nervosas não se regeneram mesmo que controlemos a pressão do olho. Para se diagnosticar o glaucoma temos que ter aumento da pressão do olho, alterações no nervo óptico (aumento de sua escavação - uma cavidade na parte central do nervo) e alteração em um exame chamado campimetria visual. O paciente glaucomatoso quando perde fibras nervosas vai deixando de ter visão periférica. O ruim da doença é justamente isso: o paciente demora para perceber porque, além de ser assintomático na maioria das vezes, a visão vai se perdendo da periferia para o centro da visão. Normalmente só percebe que há algo de errado quando começa a bater em objetos (móveis da casa) ou tropeçar nos mesmos. Em outro capítulo aqui, falaremos do tratamento do glaucoma. Apenas para deixar registrado, existem casos de glaucoma de baixa pressão, ou seja, a doença existe mesmo com a pressão dentro dos padrões considerados normais. É raro, felizmente, mas fundamentalmente a lição que se deve aprender é que devemos passar no oftalmologista uma vez ao ano pelo menos, principalmente após os 40 anos, idade em que a doença passa a ser mais prevalente.